Ingredientes:
180g de manteiga
1 chávena (250ml) de açúcar refinado
3 colheres (chá) de raspa de limão
3 colheres (chá) de raspa de laranja
5 ovos
1 chávena de iogurte natural (2 iogurtes)
2 1/2 chávenas de farinha de trigo (o 1/2 foi de farinha integral)
2 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de soda
Calda de citrinos:
1 chávena de açúcar
3/4 chávena de água fria
1 pedaço grande de casca de limão
1 colher (sopa) de sumo de limão
1 colher (sopa) de sumo de laranja
1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira
Preparação:
Aqueça previamente o forno a uma temperatura moderada de 180ºC. Unte uma forma redonda e funda com manteiga derretida ou óleo; forre-lhe o fundo e os lados com papel vegetal.
Com a batedeira eléctrica, numa tigela, bata a manteiga, o açúcar e as raspas da laranja e limão até obter uma mistura homogénea e cremosa. Junte-lhe as gemas de ovo pouco a pouco, acrescentando uma de cada vez, sem parar de bater e, depois, deite a mistura numa tigela grande. Com uma colher de metal, adicione-lhe o iogurte e depois a mistura de farinha peneirada, fermento e bicarbonato.
Coloque as claras de ovo numa tigela limpa e seca e bata-as em castelo com a batedeira. Com a ajuda de uma colher de metal, junte as claras de ovo ao creme de manteiga e açúcar e deite, às colheradas, a massa na forma.
Leve ao forno entre 45 e 50 minutos ou até que, ao enfiar o espeto/palito este saia limpo. Deixe o bolo repousar.
Para fazer a calda:
Num tacho, misture a água e o açúcar. Leve-os a cozer em lume brando, mexendo sempre, até que o açúcar se derreta. Aumente o lume até levantar fervura e, depois, reduza-o, acrecentando-lhes a casca e os sumos. Deixe cozer sem mexer e sem tapar, durante 20 minutos.
Retire a casca e deixe a mistura arrefecer. Adicione a água de flor de laranjeira. Deite a calda sobre o bolo ainda na forma. Quando a tiver absorvido, desenforme-o.
Fonte: Blog Canela Moída
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada por comentar! Volte sempre!