Ads 468x60px

Pages

Uma opção de jantar light

O presente post é em resposta a leitora Marcia. Que pediu-me uma receita mais light por conta do marido ser diabético.

DIABETES  e uma doença resultante da incapacidade do organismo manter o nível de açúcar no sangue (glicemia) dentro dos limites normais. Quando não tratados, estes níveis de glicose atingem valores excessivos, causando graves problemas de saúde. Sendo assim, é de grande importância fazer exames para verificar a taxa de açúcar no sangue. Para maiores informações, consulte um medico ou nutricionista. Um dos aspectos mais importantes do tratamento do diabetes é a alimentação.

ALIMENTOS DE CONSUMO LIVRE: Alface, acelga, agrião, broto de feijão, repolho, palmito, abobrinha, aipo, chicória, coentro, cebola, cebolinha, salsa, espinafre, hortelã, jiló, couve, couve-flor, pimentão, pepino, rabanete, tomate, maxixe, limão, mostarda, alho, chás como erva-doce, hortelã, capim-santo, camomila.

ALIMENTOS DE CONSUMO CONTROLADO: Arroz, macarrão, farinhas, batata baroa batata doce, cará, inhame, mandioca, pão, pão integral, torradas, biscoito de sal, cuscuz, pipoca, canjica, pamonha, tapioca (beiju), feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja. Abóbora, cenoura, chuchu, quiabo, vagem, beterraba. Frango, miúdos, ovos, carne bovina e peixes. Leite, queijos, iogurtes, requeijão. Alimentos industrializados. Óleo, margarina, manteiga e azeite. Café.

ALIMENTOS A SEREM EVITADOS: Carne de porco e seus derivados (banha, toucinho, lingüiça, salame, mortadela, presunto). Creme de leite, nata, manteiga, queijo curado. Frituras, pele de frango e couro de peixe. Coco e leite de Coco.

ALIMENTOS DE CONSUMO PROIBIDO: Açúcar, rapadura, mel/melado, doces em geral, caldo de cana, balas, bolos, chocolates, refrigerantes, sorvetes, bebidas alcoólicas, biscoitos e pães doces.  (Ana Paula - http://www.sitecurupira.com.br)

Com base nas informações acima, ousarei montar um cardápio para um delicioso jantar:

Por ser um jantar, não poderá ser nada que dificulte a digestão. Em outras palavras, não poderá ser “pesado”.

Para quem curte uma deliciosa salada, temos alí, nos ALIMENTOS DE CONSUMO LIVRE, uma variedade muito atrativa. Pessoalmente sou fã de salada crua, com folhas verdes, tomates, pepino, cebolas e pimentão. E, para temperar, utilizamos (aqui em casa) azeite de oliva extra-virgem já previamente temperado (colocamos na garafa do azeite: 1 dente de alho cortado ao meio e sem o miolinho, alecrim, manjericão, orégano e 2 pimentas malaguetas cortadas ao meio. Essa mistura fica “apurando” uma semana.).

Ouso, ainda, sugerir um molho para a sua salada:

Bater, no liquidificador, os seguintes ingredientes:
- 1/4 de cebola, suco de um limão, 1 colher de mostarda, 1 dente de alho, 1 colher de iogurte natural, 3 colheres de azeite.

O ideal é consumir o molho no mesmo dia do preparo.

Como prato principal minha sugestão é bife de carne bovina grelhada com arroz cozido com cenoura.

O bife, de preferência uma carne macia, deve ser temperado previamente. Utilize alho amassado com um pouco de limão, uma pitada de coloral, sal a gosto e duas folhinhas de manjericão. Tudo amassado junto. Agregue o tempero aos bifes e reserve. Deixe descansar por 30min.

Para o arroz, doure o alho em duas colheres de óleo de girassol ou canola, coloque o arroz, previamente lavado e escorrido e a cenoura ralada. Frite-os por 3 a 5min. Coloque água fervente e deixe cozinhar.

Grelhe o bife. Utilize para isso, o grill ou uma frigideira antiaderente.

Pode-se preparar um molho para regar sobre o bife.

A saber:

Misture no liquidificador: meia xícara de leite desnatado, meio copo de requeijão light, uma colher de mostarda, um dente de alho. Leve ao fogo. Quando estiver fervendo, acrescente ervilhas escorridas. Desligue e coloque em um recipiente próprio para molhos.

E prontinho... Um jantarzinho para dois, e o que é melhor, light.

Não coloquei quantidades para alguns preparados acima, por deixar a critério de quem vai cozer.

Bom Apetite!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Volte sempre!